o artista



Hugo Richard
Hugo Richard de Matos
Nascido em 1977, mora e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil

Resenha Crítica:
Na produção do artista Hugo Richard podem ser destacadas questões e aspectos formais que aparecem em sua pintura e seus objetos, em momentos nitidamente marcantes, separadamente ou associados: o retrato, a sexualidade, a memória, a tradição; pessoas e situações que pertencem a contextos particulares e ao mesmo tempo universais.
Sempre direcionando sua pesquisa para o desenho e a pintura, com tela, papel ou louça como suportes, o artista materializa seu olhar e pensamento que recaem não somente sobre a figura humana, como também considera o ambiente e a história indissociáveis da imagem central.


Ao pintar retratos de artistas visuais importantes para a história da arte brasileira, Hugo cria um acervo de artistas, diretamente atrelado a um acervo de pintura, preenchido de sentidos e referências da arte.
Quando o artista faz a série de modelos, a pintura adquire uma potência ao escolher não a tela tradicional para suporte, mas tecido do lençol em toda a sua simbologia da sexualidade, da intimidade.

Em 2007 o artista inicia uma nova fase de sua produção ao utilizar a elementos do cenário residencial, familiar.
Sintecos e louças passam a ser objetos constantes nesse período de produção do artista.
Mais recentemente, a dedicação de transpor fotografias de família para um jogo de louça completo possibilita a reunião, numa mesma obra, das lembranças da infância, da casa; a idéia de hierarquia familiar e costumes.
A louça, que até então possui um papel decorativo e de utilidade doméstica, reforça sua função ao mesmo tempo em que passa por mudanças de sentido. Como porta-retrato, como se houvesse um deslocamento do acontecimento diário para esse meio, o objeto vislumbra a possibilidade de ser outro num quadro que além de ser alterado, interfere nas relações, olhares e em novos significados do espaço.